PlayMaker Scouts Brasil

Arte Barroca, o Botafogo vertical e letal

Proposta de jogo de Eduardo Barroca ganha forma, evolui e o Botafogo vence o clássico contra o Vasco. (Foto: Reprodução/Vitor Silva)

Eficiência do Barroquismo expõe as fragilidades do time cruzmaltino e o Botafogo sai com a vitória no Estádio Nilton Santos. Proposta de jogo de Eduardo Barroca ganha forma, evolui e o Botafogo vence o clássico contra o Vasco.

O jogo morno e sem sal do primeiro tempo e o quente e emocionante do segundo

Clássicos são sempre recheados de muita emoção e rivalidade regional. Em alguns momentos do jogo foi o que vimos, mas a carga emotiva não foi predominante no Estádio Nilton Santos, na manhã nublada de domingo, no Rio de Janeiro.

O Vasco que ainda não venceu no campeonato – saudades do que ainda não vivemos – está em crise.

Jogadores pedindo pra sair, rescindindo contratos de forma amigável, Luxa precisando se provar e vários outros fatores que aumentam a carga de tensão pelos lados do time São Januário e fazem com que cada jogo seja recheado de muita tensão.

Luxa vai ter trabalho para acertar o elenco vascaíno e tirar o clube da “zona da confusão”.
(Foto: Gibal Martiniano)

O Jogo de Eduardo Barroca

O primeiro tempo foi de muito estudo e aplicação tática dos dois lados.

Todavia, onde o time de Luxa entendeu a proposta de jogo do Botafogo e anulou as investidas dos pontas Erik e Luiz Fernando.

O Botafogo segue firme na proposta de jogo onde prioriza o toque de bola. Em outros jogos, esse toque foi um tanto estéril, muitos toques pro lado e pouca verticalidade. Na proporção que o elenco vai ganhando mais dias de treino com Eduardo Barroca.

A segurança em propor o jogo com a posse da bola vai aumentando e a capacidade de arriscar também. No clássico, vimos um time mais vertical, apesar do Vasco ter levado mais perigo em alguns momentos do jogo.

A segurança e o entrosamento da dupla de zaga aumenta a cada jogo e a regularidade de Gabriel, junto com a agilidade de Gatito, completando 100 jogos pelo Botafogo, fizeram o time não esmorecer frente as perigosos contra-ataques da equipe cruzmaltina.

Seguro, Gabriel foi irrepreensível no clássico de domingo e interceptou todas as jogadas do ataque cruzmaltino.
Foto-Reprodução: Vitor Silva

No segundo tempo, o jogo muda e o Botafogo fez uma leitura correta das armas que o Vasco utilizava para anular os gatilhos alvinegros.

O contestado, todavia iluminado, Rodrigo Pimpão pode ser o coringa de Barroca

Contudo, aos 11 minutos do segundo tempo, Barroca sacou Luiz Fernando e trouxe de volta o contestado Rodrigo Pimpão.

Aos 13 minutos, numa rápida jogada pela esquerda, ele faz assistência que acha Diego Souza livre para marcar e chegar ao posto de Top 3 dos artilheiros dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro, com 101 gols, todavia empatado com Alecsandro, hoje atuando pelo São Bento.

barroca-diego-souza
Diego Souza marca golaço e decide para o Botafogo.
(Foto: Nayra Halm)

O segundo tempo se desenhou da mesma forma que o primeiro.
O Vasco se arriscando nos contra-ataques e o Botafogo cadenciando o jogo e jogando com sabedoria, sabendo o momento certo de recuar e acelerar o jogo, se aproveitando de uma acentuada queda física do elenco cruzmaltino.

Alguns números do jogo ilustram a história do clássico e desenham a realidade dos times na temporada de 2019. Contudo, nem tudo foi como os números nos mostraram.

Todavia, uns tem Sidão, outros tem Gatito.

 

BOTAFOGO X VASCO

 

Posse de Bola – 60% x 40%

Finalizações certas – 1 x 4

Finalizações erradas – 5 x 12

Passes certos – 397 x 290

Passes errados – 36 x 40

Cruzamentos – 8 x 22

Escanteios 4 x 9

 

Ao fim da sétima rodada, o Botafogo se encontra na sétima colocação com 12 pontos, e o Vasco amarga a lanterna do campeonato com 3 pontos.

O time alvinegro visita o CSA no domingo que vem, 09/06 as 19h, pela oitava rodada. Todavia, o time cruzmaltino recebe o Internacional, na sexta-feira 07/06, as 20:30.

Confira a matéria sobre Fernando Diniz.

Seja um PlayMaker e venha escrever conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fatal error: Uncaught ArgumentCountError: Too few arguments to function jоomsport_filter_seasontitle(), 1 passed in /home/u311001041/domains/pmscout.com.br/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286 and exactly 2 expected in /home/u311001041/domains/pmscout.com.br/public_html/wp-content/plugins/joomsport-sports-league-results-management/includes/joomsport-permalink.php:11 Stack trace: #0 /home/u311001041/domains/pmscout.com.br/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(286): jоomsport_filter_seasontitle('Talvez tenha pe...') #1 /home/u311001041/domains/pmscout.com.br/public_html/wp-includes/plugin.php(208): WP_Hook->apply_filters('Talvez tenha pe...', Array) #2 /home/u311001041/domains/pmscout.com.br/public_html/wp-content/themes/covernews/inc/hooks/blocks/block-post-latest.php(22): apply_filters('the_title', 'Talvez tenha pe...') #3 /home/u311001041/domains/pmscout.com.br/public_html/wp-includes/template.php(724): require('/home/u31100104...') #4 /home/u311001041/domains/pmscout.com.br/public_html/wp-includes in /home/u311001041/domains/pmscout.com.br/public_html/wp-content/plugins/joomsport-sports-league-results-management/includes/joomsport-permalink.php on line 11