PlayMaker Scouts Brasil
26 de outubro de 2020
Chelsea-arsenal

Chelsea x Arsenal e a final problemática

Chelsea x Arsenal se enfrentam nesta quarta-feira(29), ás 16h (horário de Brasília). Contudo, esta final tem dado o que falar pela polêmica sede escolhida, o Azerbaijão.

Sinal amarelo para Chelsea x Arsenal

Os clubes estão em alerta por conta da logística, todavia pelos problemas políticos que envolve esse jogo.

Tudo começa pela logística, um país em constante guerra com seus vizinhos e em constante mudança de políticas de segurança. Com isso, os jogadores se sentem inseguros, a torcida se sente insegura, além do mais a organização do evento disponibilizou somente 12 mil ingressos para torcedores do clube, nem 20% da carga.

Todavia, o Chelsea foi um dos primeiros a devolver parte da carga pela dificuldade imensa de seus torcedores conseguirem o visto, passagens e hospedagem para o país.

O caso Mkhitaryan

A segunda questão maior e mais impactante é sobre o meia do Arsenal, Mkhtaryan.

Henrikh Mkhitaryan, jogador armeno, craque de bola e um dos pilares da parte ofensiva dos Gunners não pode jogar a final por motivos inteiramente políticos entre Armênia e Azerbaijão.

Há uma lei que vigora no país, onde nenhum cidadão armeno pode entrar no país. Contudo, mesmo o presidente autorizando. Não há garantias da segurança de Mkhitaryan.

Pouco depois da explosão de um escândalo no país, em 2017 precisamente. A empresa The Azerbaijani Laundromat, teria pago cerca de 2,3 bilhões de euros para limpar a barra do país no exterior. Nesses meses, a UEFA anuncia que a final da Europa League de 18/19 seria no Estádio Olímpico de Baku, claramente parte desse negócio. Contudo, nada comprovado em papel.

Coincidência ou não, passaram a chover oportunidades esportivas na horta do Azerbaijão, que em 2017 ganhou um Grande Prêmio da Fórmula 1 e em 2020 vai receber quatro jogos da Eurocopa.

Distância para Chelsea x Arsenal

Contudo, ainda há outra questão. Também complexa por sinal. São mais de 4 mil km de distância entre Londres, capital inglesa e casa dos clubes e a capital Baku.

Não há vôos diretos entre Londres e Baku. Todavia, apenas transferências e escalas gigantescas e cansativas.

A irresponsabilidade do jogo

Jurgen Klopp, técnico do Liverpool, classificou como irresponsável a escolha, já que Baku é bem proximo da zona de confronto ”Nagorno-Karabakh. Como o “Independent”, que escreveu em reportagem que “esse é o mais recente exemplo de como um pequeno jorrar de ouro negro abre até mesmo a mais robusta das portas trancadas”. Todavia, Palavras fortes que ganham estranho sentido quando lembramos que a Uefa foi patrocinada durante anos pela Companhia Estatal de Petróleo da República do Azerbaijão (SOCAR, na sigla em inglês).

Chelsea-x-Arsenal
Tumultuada e complicada final entre Chelsea x Arsenal põe frente a frente as duas equipes que fizeram por merecer estarem na final, mas não estarem em Baku.

– Após considerar todas as opções, tomamos a difícil decisão. Que eu não vou viajar com o grupo para a final da Liga Europa contra o Chelsea. É o tipo de jogo que não surge com muita frequência para nós jogadores, e eu preciso admitir: me dói muito perdê-lo. Contudo, vou torcer por meus companheiros. Tragam a taça para casa – publicou o jogador Mkhitaryan, jogador do Arsenal em suas redes sociais.

Ficha técnica de Chelsea x Arsenal:

  • Competição: Final da Uefa Europa League
  • Data/Hora: 29/05/19, ás 16h (Brasília)
  • Local: Estádio Olímpico de Baku, Baku-AZR
  • Àrbitro: Gianluca Rocchi

Possíveis escalações

Chelsea – Kepa, David Luiz, Christensen, Emerson, Azpilicueta, Kanté, Jorginho, Loftus-Cheek (Kovacic), Hazard, Pedro ( Willian ou Hudson-Odoi) e Giroud.

Maurizio Sarri

Arsenal – Cech, Mustafi, Koscielny, Maitland-Nyles, Kolasinac, Ramsey, Torreira, Ozil, Guendouzi, Lacazette e Aubameyang.

Unai Emery

Confira a PlayMaker Arena.

Confira também a ideia de jogo reativo, por Juan Carlos.

PlayMaker Noticias Sports