PlayMaker Scouts Brasil
26 de outubro de 2020
Declan Rice

The Euro Boys, as revelações de 2018/19 na Europa

De Declan Rice até Wan-Bissaka, os Euro Boys e destaques de 2018/19

A temporada 2018/19 do futebol Europeu trouxe bons nomes, levou grandes nomes ao declínio. Contudo, nos fez questionar muitos dos mais consagrados craques como De Gea. Nos fez desconfiar de promessas como Pogba. Nos trouxe nomes como Declan Rice, Sancho e até mesmo o nosso menino Vinícius Jr.

De Wan-Bissaka a Jovic, de Sancho para Vinícius Jr.

Declan Rice

A comunidade européia certamente se rendeu ao volante que joga de terno. Se rendeu ao meia do West Ham, da Inglaterra, o magnífico Declan Rice.

Todavia, na Premier League o jovem fez 34 jogos, marcou 2 gols e obteve uma marca impressionante de 87% na precisão de passes.

Além disso, teve seu contrato ampliado para Junho de 2024 e o valor de mercado mais que dobrou, foi de 7M de euros do início da temporada para 35M de euros ao final dela.

Contudo, o destaque é tão grande que o meio-campista de Londres é tratado como possível dupla de Pogba para a próxima temporada no Manchester United. Declan Rice veio para ficar, Declan Rice é o nome no meio-campo da Premier League entre as jovens promessas.

declan rice
A fera, o meio-campista doutrinou entre os jovens da Premier League ( FOTO: whu.com)

Issa Diop

Ainda no norte de Londres, podemos apreciar Issa Diop. Contudo, o zagueiro de 22 anos também do West Ham teve um início bem questionável. Certamente recuperou ainda no início da temporada e se consolidou como bom nome para a geração francesa.

Diop fez 33 jogos, todos como titular, muitas vezes ao lado do ex-Corinthians Balbuena. Todavia, o zagueiro foi autor de um gol somente, mas tinha uma média de quase 2 desarmes por jogo e de 5 duelos ganhos por partida.

Além disso, o zagueiro foi um bom passador da equipe londrina.

Todavia, sua partida de maior destaque foi no dia 27/04, quando engoliu o ataque do Tottenham em uma partida memorável de toda a equipe.

Issa possui o valor de mercado de 30M de euros.

(FOTO: whu.com/fp)

Wan-Bissaka

Junto de Rice, talvez a maior surpresa da temporada. Aaron Wan-Bissaka para a maioria dos especialistas foi o melhor lateral direito da temporada, podendo ser comparado só com o monstro Alexander-Arnold. Contudo, em 35 jogos com a camisa do Crystal Palace no campeonato,  o lateral teve media 7.2 nos principais sites. Todavia, com 3 assistências e uma eficiência monstruosa na defesa com 70% dos desarmes bem sucedidos o lateral foi um dos pilares da permanência do time inglês.

Com valor no ínicio da temporada de 6M de euros. Contudo, ao fim da temporada ele chegou a marca dos 25M de euros no mercado.

Um dos grandes nomes e ums dos principais laterais da temporada 2018/19 em toda a Europa ( FOTO: cpfc.com/media)

James Maddison

O melhor jogador do Leicester na temporada, Maddison chegou ao clube nessa temporada por 25M de euros. Muitos questionaram o valor, afinal era um jogador vindo  de sequentes empréstimos pelo Norwich na Championship. Contudo, o meia fez 36 jogos, marcou 7 gols e deu 7 assistências nessa temporada e conseguiu surpreender a todos no King Power Stadium.

Também contra o Tottenham, no dia 23/02, James foi  eleito o melhor da partida com nota 8.0 nos principais sites esportivos.

No jogo seguinte foi novamente decisivo contra o Crystal Palace, tanto defensivamente como ofensivamente.

O meia tem 30M de euros como seu valor de mercado e rumores que há uma proposta do Manchester United. O valor deve girar em torno de 60M de euros pela jovem promessa do futebol inglês.

(FOTO: leicestermercury.co.uk)

Matt Doherty

O ala da equipe do Wolverhampton, mesmo não tão novo, surpreendeu com seu futebol e uma menção honrosa entre os melhores da temporada na Premier League. Certamente, se não fosse a temporada magistral de Robertson e Arnold, Doherty teria sido o melhor jogador na posição.

Versátil, o ala marcou 4 gols na temporada mesmo atuando mais defensivamente e registrou 4 assisntências.

Comprado por incríveis 24 mil euros em 2010 pelo Wolves, hoje Doherty tem o valor de pouco mais de 15M no mercado.

Jadon Sancho

O furacão do primeiro semestre europeu, Jadon Sancho deve causar arrependimentos em Manchester.

Vendido por incríveis 7M de euros, hoje o ponta vale cerca de 80M no mercado da bola. Sancho marcou um double-double na temporada com 12 gols e 14 assistências. Sendo um dos pilares da campanha honrada do Borussia Dortmund.

Sacado pelo Manchester City no início da temporada, o jogador fez partidas memoráveis como quando enfrentou o Mainz 05 e marcou os dois gols da equipe e manteve o Dortmund na briga pela Bundesliga.

Embora tenha sido um dos melhores jogadores da equipe no ano, ele caiu bastante no segundo semestre. A sua queda pode ter determinado também a má fase da equipe que viu o Bayern ultrapassá-los e e atropelá-los.

On fire, Jadon Sancho (FOTO: Sky Sports)
Uma das gratas surpresas da temporada, Doherty ( FOTO: Telegraph)

Jovic, Rebic e Haller

O trio do Eintracht Frankfurt assombrou a Europa League. O mais badalado foi Luka Jovic, o atacante da seleção da Sérvia marcou 17 gols em 32 jogos na Bundesliga.

Além disso, marcou outros 1o gols na Europa League e foi um dos nomes que quase levaram a equipe de Frankfurt a final.

Ante Rebic, o croata de 25 anos, marcou 9 gols e deu 4 assistências na Bundesliga. Certamente o menos badalado do trio.

O francês de 24 anos, Sebastien Haller foi autor de 14 gols e deu 9 assistências no Alemão, além de marcar 5 gols e distribuir 4 assistências na Europa League.

O valor de mercado de todos eles são: Jovic 57M, Haller 38M e Rebic 36M.

declan rice

Borja Iglesias

O letal atacante de 27 anos, que defende o Espanyol, foi autor de incríveis 17 gols em 37 jogos na La Liga. Borja só não se tornou artilheiro da competição pois o E.T. estava impossível mais uma vez.

O espanhol custou 10M de euros aos cofres do time catalão e teve seu valor de mercado atualizado para 21M de euros.

declan rice

Vinícius Jr

Com um início bem conturbado, com uma troca de treinador bem recente e mesmo com toda a logística e adaptação, o menino sorriu e caiu nas graças da torcida.

Vinícius Jr fez poucos gols e deu poucas assistências, mas foi importante para a equipe em alguns jogos e foi decisivo para a queda do time na Champions League quando se contundiu.

O jovem ex-Flamengo fez boa partida no Camp Nou quando entortou o lateral Semedo do Barcelona e outros bons jogos. Como quando foi decisivo no gol do jogo de ida contra o Ajax na Liga dos Campeões.

Vini chegou por 45M de euros e já tem 75M como seu valor de mercado.

Menções além dos detalhes

Alguns nomes foram vistos e encantaram em alguns momentos e prometem grande performance em 19/20. Hudson-Odoi, do Chelsea, pode ser um deles. Além dele temos Phil Foden do City, que fez bons jogos com o comando de Pep Guardiola.

Mendy, do Lyon, é um nome ventilador nos tablóides ingleses para todos os grandes. Outros do time são bem falados e bem avaliados como Bertrand Traoré, Moussa Dembelé, Ndombélé e Aouar. Além deles, há grandes chances de Léo Dubois, Denayer, Toussart e Terrier aparecerem nos grande centros do Futebol Europeu.

Ainda na França, o vice campeão Lile teve nomes como Rafael Leão, Jonathan Bamba, Ikoné. Contudo, o cara, o nome que por muitos foi o melhor jogador da liga ao lado de Mbappé. Nicolas Pepé.

Pepé marcou 22 gols na Ligue 1 e deu 11 assistências e tem o valor de mercado atual girando na casa dos 50M de euros.

Kai Harvertz do Leverkusen foi sem duvidas a maior revelação alemã no ano, junto de Gnabry talvez. O meia de apenas 19 anos fez 17 gols e deu 3 assistências no ano.

Certamente, Gnabry foi o principal nome do Bayern no ano. Até mais que Lewandowski.

Responsável por substituir o insubstituível Robben, o jovem de 23 anos marcou 10 gols e deu 5 assistências, superando as espectativas.

Ainda há outros nomes, mas deixarei para outros textos onde citaremos mais algumas grandes revelações em 2018/19, assim como Declan Rice e essa turma.

Em Portugal e pelo resto da Europa

João Félix (POR, 19 – Benfica)
O meia atacante estreou-se esta época na Liga portuguesa e logo no segundo jogo marcou no empate 1-1 com o Sporting. Fez igualmente a primeira partida na UEFA Champions League.

Gedson Fernandes (POR, 19 – Benfica)
Nascido em São Tomé, Gedson está no Benfica desde os dez anos. O meia habilidoso, com chute potente de meia istância, fixou-se na equipe titular e já é convocado por Portugal.

Dani Olmo (ESP, 20 – Dínamo Zagreb)
Eleito Jogador do Ano pelos capitães das equipas da Liga Croata, o atacante que começou no Barcelona tem feito bons jogos a nível local e na UEFA Europa League.

Arijanet Murić (KOS, 20 – Man. City)
Reserva de Ederson, Murić foi chamado a Manchester quando estava emprestado ao NAC Breda, da Holanda, após a lesão de Claudio Bravo. E entretanto, já se estreou pela equipe principal, em jogo da Taça de Inglaterra.

Éder Militão (BRA, 20 – Porto)
Impressionante, certamente a revelação da Liga Portuguesa. Na primeira aventura, no primeiro ano na Europa na defesa do Porto. Militão é o nome, o cara, rápido, bom fisicamente e forte nas bolas pelo alto. Já negociado com o Real Madrid.

PlayMaker Noticias Sports