PlayMaker Scouts Brasil
26 de outubro de 2020
Martin Tyler

Martin Tyler, a voz da Premier League e do FIFA

O mito, o ícone por trás da narração de jogos esportivos tem nome, tem face e tem o prestígio por todo o mundo. Seu nome é Martin Tyler, certamente você já o ouviu na TV a cabo ou simplesmente jogando contra seu amigo no FIFA.

A voz lendária que é titular por onde passa (FOTO: Sky Sports)

A inovação de Martin Tyler na Sky Sports

Tyler ainda em meados das décadas de 60 e 70 narrava jogos na ITV.

Seu jeito irreverente de não só comentar como antecipar e transmitir uma narrativa diferente do espetáculo virou algo único. Todavia, se temos no Brasil vozes icônicas como a de Galvão Bueno e Garotinho nas rádios, lá na terra do Futebol nós podemos apreciar esse senhor.

Contudo, nem todas as coisas fluiam como o jovem narrador queria.

Ele queria destaque, estava sem muito espaço e então na década de 1980 ele migrou para a Sky Sports.

Até esse momento ele já havia feito cobertura de duas Copas, Campeonatos Nacionais e grandes competições. Como é claro, a Liga Inglesa.

Após migrar para a Sky Sports, a ITV perdeu os direitos da recém criada Premier League, então Martin se tornou a voz mais marcante deste novo formato. Tyler ganhou então o prêmio de comentarista da década após 10 anos de existência da PL.

O icônico dia em que agrediram Martin em uma pelada (FOTO: Mirror.co)

Copa do Mundo e a voz do Futebol

Martin Tyler se tornou um ícone não só na Terra da Rainha. Ele além de ser o narrador oficial das finais da UEFA Champions League, também se tornou narrador oficial da Copa do Mundo para a América do Norte. A expansão de seu nome chegou a níveis globais.

O estilo MT de transmissão virou símbolo em todo o mundo. Ele não só narrava e comentava os jogos como envolvia o telespectador em todo o enredo da partida. Certamente, a melhor forma de entretenimento ligada a transmissão, não só aquela transmissão fria e sem informação, era como uma ópera.

Os comentaristas ingleses adotaram esse estilo em sequência. Entretanto, isso também foi seguido em outros lados do mundo. No Brasil, ainda há muito para se evoluir nesse quesito e o último dos moicanos talvez seja Galvão Bueno; Todavia, tantas vezes criticado pela massa e altamente respeitado pelo mundo.

O momento mais marcante de Martin Tyler

Premier League, temporada 2011-12, o Etihad Stadium estava em silêncio, era o título do maior rival, o United lá do outro lado da Inglaterra. Entretanto, a tensão foi se tornando sufocante, o narrador transbordava de tanta intensidade. Martin Tyler certamente já sabia que aquele seria o seu dia. O dia D.

Bola lançada para Aguero e o narrador dá um show, a explosão do gol, do estádio, da narração é uma das maravilhas do futebol moderno, talvez a maior narração de um gol já vista em níveis globais.

Confira a narração de todos os gols desse dia mágico.

A lenda do jogo FIFA da Era Moderna

Nós, como bons brasileiros dificilmente preferimos uma narração que seja estrangeira, correto? Contudo, Martin e Alan Smith nos fizeram mudar de ideia.

A transmissão de emoções deles é inigualável. Me perdoe Tiago e Caio.

Martin está na franquia desde 2006 e Alan ingressou em 2012 para ser o suporte do narrador famoso. Afora a Sky, Tyler faz transmissões de Copa do Mundo e outras competições para a SBS australiana desde 1990, na qual narrou seis Copas, exceto a de 2010 quando trabalhou para a ESPN dos Estados Unidos.

Atualmente Alan é co-comentarista e regularmente trabalha para a Sky Sports. Em 2011 comentou a final da Liga dos Campeões com Martin Tyler.

Martin Tyler e Alan Smith, a parceria de sucesso do EA FIFA (FOTO: EA Games)

 

Confira nossa parceria com a Calcio Brasil.

PlayMaker Noticias Sports