PlayMaker Scouts Brasil

O quanto a Marta te incomoda?

A PlayMaker Sports Brasil não toma lados políticos, toma lados humanos. Com isso, resolvi falar sobre a ”polêmica” do momento. O recorde da jogadora Marta na Copa do Mundo e o estranho incômodo que isso causou no povo brasileiro.

Primeiro, quem é Marta?

Atacante, camisa 10, nascida em 86. Marta iniciou seus trabalhos no futebol pelo Vasco da Gama, no início dos anos 2000. O futebol feminino ainda era arcaico e cheio de barreiras, bem mais do que as que conseguimos ver hoje em dia. Contudo, ela surgiu, assombrou o mundo e foi jogar pelo Santa Cruz de Minas Gerais.

Mesmo sem um título coletivo de renome, Marta é 6 vezes melhor do mundo na categoria, sendo 5 vezes consecutivas. Uma máquina, uma besta enjaulada. Entretanto, Marta passou a levantar a perigosa bandeira da igualdade.

Marta
Marta foi escolhida como melhor jogadora da partida contra a Itália pela Copa do Mundo (FOTO: Fifa)

A luta de Marta é contra você?

A jogadora conseguiu ser eleita jogando pelo Umeâ da Suécia e em 2008 ainda ela se transferiu para o Los Angeles Sol. No topo do mundo e na liga que melhor dava moral para a categoria feminina do esporte. Voltou em 2009 ao Brasil, para defender o Santos, venceu a Copa do Brasil e a Libertadores e retornou ao Los Angeles.

Contudo, Marta passou a representar uma categoria sempre ameaçada. As mulheres.

A camisa 10 da seleção passou a ser cobrada como melhor do mundo e a desconfiança, todavia, mesmo sem ter que provar nada a ninguém passou a ser zombaria.

”Mulher não devia jogar isso”.

”Mulher não devia ir a tal lugar”.

Marta passou a defender o mínimo de estrutura no esporte que ela deu tanta alegria a todos nós. Porém, sem sucesso.

Todavia, a craque de Dois Riachos, no interior de Alagoas, não desistiu, junto de sua companheira de seleção Formiga ela tentou por mais vezes o retorno ao nosso futebol.

6 vezes Marta (FOTO: Reprodução/Campanha)

Que igualdade?

Marta nunca pediu os 90 milhões por ano do Neymar, ou os 500 milhões em transferência do Mbappé. Contudo, a brasileira sempre pediu dignidade, igualdade na hora de olhar o esporte. Igualdade em estrutura, em investimento pelo menos próximo e não nos 1% que é dado comparados a categoria Masculina. Marta, Formiga e tantas outras pedem isso, pede que você as veja como atleta, como nós olhamos os homens correndo atrás da bola.

O Brasil deu um passo importante, mas ainda sim um passo por obrigação e não por vontade própria. O Campeonato Brasileiro Feminino é uma piada. Não pelas meninas que defendem seu pão de cada dia. Não por isso. Certamente é pela estrutura medieval e a audiência quase sempre patética. Ninguém quer ver algo mal feito, mal organizado, feito ás pressas.

O povo só vai comprar a ideia, a luta e a bandeira da Marta e de todas as outras quando quem rege o esporte certamente fizer o mesmo. A Copa do Mundo da França de 2019 prova isso. Olhe os estádios, cheios, cheios de vida, com torcida, com organização, é um espetáculo e um recorde de audiência em todo o mundo.

Entretanto, enquanto tivermos duas ou três nações com bom investimento da FIFA e outras 30 com um investimento feito de nada, nada vai adiantar. Vamos continuar assistindo Estados Unidos 13 a 0 sobre a Tailândia por mil anos.

Marta
O olhar que decide

 

Confira nossa parceria com os Payton Mahomes e seu texto sobre os Browns.

1 thought on “O quanto a Marta te incomoda?

  1. Direto ao ponto, belo texto!
    Infelizmente a histórica apatia dos organizadores e a má vontade gritante de nossos governantes ajudam a aumentar esse abismo, não apenas no esporte mas na própria percepção de gênero como equivalentes. Quantas Martas e formigas habitam nosso país e nem ao menos serão descobertas?!
    As conquistas da atleta Marta são assombrosas, quando veremos alguém ultrapassar suas marcas?
    A Marta levanta uma bandeira e expõe aqueles que não fizeram nada pra melhor o esporte feminino, e isso, incomoda msm!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Fatal error: Uncaught ArgumentCountError: Too few arguments to function jоomsport_filter_seasontitle(), 1 passed in /home/u311001041/domains/pmscout.com.br/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286 and exactly 2 expected in /home/u311001041/domains/pmscout.com.br/public_html/wp-content/plugins/joomsport-sports-league-results-management/includes/joomsport-permalink.php:11 Stack trace: #0 /home/u311001041/domains/pmscout.com.br/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(286): jоomsport_filter_seasontitle('Talvez tenha pe...') #1 /home/u311001041/domains/pmscout.com.br/public_html/wp-includes/plugin.php(208): WP_Hook->apply_filters('Talvez tenha pe...', Array) #2 /home/u311001041/domains/pmscout.com.br/public_html/wp-content/themes/covernews/inc/hooks/blocks/block-post-latest.php(22): apply_filters('the_title', 'Talvez tenha pe...') #3 /home/u311001041/domains/pmscout.com.br/public_html/wp-includes/template.php(724): require('/home/u31100104...') #4 /home/u311001041/domains/pmscout.com.br/public_html/wp-includes in /home/u311001041/domains/pmscout.com.br/public_html/wp-content/plugins/joomsport-sports-league-results-management/includes/joomsport-permalink.php on line 11